Unidade de Saúde e Diagnóstico da Mulher

A vereadora Dra. Sandra Tadeu, uma grande defensora da saúde das mulheres, conquistou a construção da primeira Unidade de Saúde e Diagnóstico da Mulher na cidade de São Paulo. Esse equipamento exclusivo de diagnóstico é voltado para o público feminino, e a previsão é que seja inaugurado no primeiro semestre de 2024.

A unidade será municipal e especializada na saúde da mulher, oferecendo exames essenciais para o diagnóstico precoce de doenças que afetam as mulheres. O objetivo é proporcionar a realização de vários exames e procedimentos em um único local, preferencialmente na mesma data, para otimizar o deslocamento. Em vez de marcar procedimentos em dias e lugares diferentes, as mulheres terão a oportunidade de realizar todos os exames solicitados pelo médico nessa unidade.

Com um investimento de quase R$ 7 milhões, destinado pela vereadora Dra. Sandra Tadeu, essa Unidade será uma referência para todas as supervisões da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste. Essa região abrange mais de 796 mil mulheres acima de 15 anos em todo o território.

Serão disponibilizados 12 exames prioritários no rastreamento de doenças em mulheres, entre eles estão: Mamografia; Densitometria óssea; Ultrassonografia mamária; Ultrassonografia de abdômen total; Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal; Ultrassonografia de rins e vias urinárias; Ultrassonografia da tireoide; Colposcopia com biópsia e anátomo patológico, se necessário; Vulvoscopia com biópsia e anátomo patológico, conforme a necessidade e Histeroscopia com biópsia e anátomo patológico, com estudo urodinâmico completo, se necessário.

Além disso, novos exames poderão ser incorporados conforme a demanda e necessidade da população atendida.

A iniciativa da vereadora Dra. Sandra Tadeu é um marco significativo para a saúde das mulheres paulistanas, proporcionando acesso facilitado a exames essenciais e contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças específicas do público feminino. A unidade funcionará na rua La Pena, 75, em Itaquera, e atenderá de segunda a sábado, das 7h às 19h. O encaminhamento para exames na Unidade de Saúde da Mulher será feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente.

Outras Postagens