A cidade de São Paulo inaugurou o 1º Centro de Exames da Mulher, em Itaquera. Esse marco representa um avanço significativo na saúde pública, especialmente no cuidado com as mulheres que terão à disposição a possibilidade de agendar vários exames e procedimentos em um único dia, incluindo os sábados, para otimizar o tempo das pacientes e proporcionar maior conforto e acessibilidade.
“A mulher vai poder vir aqui e fazer todos os seus exames necessários, tanto os exames do ponto de vista curativo como do preventivo. Teremos aqui uma capacidade de 4 mil exames por mês. Vamos ampliar esse serviço. Esse é um dos primeiros e ficou bonito!”, celebrou o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega.
O centro ocupa um prédio de 900 metros quadrados e atenderá à demanda de exames preventivos solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona leste.
“A saúde preventiva e eficaz é nossa prioridade no Centro de Exames da Mulher. Aqui, as mulheres poderão realizar check-ups e diversos exames no mesmo local. Agora, nossa missão é expandir esse serviço para outras regiões da cidade”, destaca a vereadora Dra. Sandra Tadeu.
Variedade de Exames
O Centro de Exames da Mulher conta com 14 consultórios e oferece cerca de 14 tipos de exames, incluindo ultrassom geral, densitometria óssea, mamografia, estudo urodinâmico completo, histeroscopia diagnóstica, colposcopia, vulvoscopia e biópsia percutânea. Ultrassonografias mamária, abdominal total, transvaginal, pélvica, renal, de vias urinárias, tireoide e doppler vascular também estão disponíveis.
Investimento e Estrutura
O Centro de Exames da Mulher está em um terreno da própria prefeitura. O investimento de R$ 7,1 milhões foi viabilizado por meio de emenda parlamentar da vereadora Dra. Sandra Tadeu. Além dos exames, o espaço também abriga o Serviço de Referência da Mama (SRM).
Serviço de Referência da Mama
Além dos exames, o SRM oferecerá 132 consultas com mastologista, atendendo às demandas específicas das pacientes. A previsão inicial é realizar 500 mamografias por mês.
Equipe de Profissionais
O centro contará com uma equipe de 45 profissionais de saúde, incluindo médicos mastologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos e técnicos em radiologia.
Essa conquista é um passo importante para a saúde pública da cidade, e a vereadora Dra. Sandra Tadeu reafirmou sua dedicação e luta em prol do bem-estar das mulheres.